História

A história da Frutaria São Miguel já conta com mais de 25 anos. Mais de duas décadas marcadas por grandes sucessos, muito trabalho, pessoas geniais e, claro, muita fruta. Corria o ano de 1988 quando a Frutaria São Miguel abre um quiosque na Avenida Marginal de Ponta Delgada, tendo como seu fundador Humberto Amaral e sendo uma empresa marcadamente familiar. Este pequeno quiosque encontrava-se sempre bem recheado com o que de melhor havia no mercado fruticultor, cativando assim os seus clientes em Ponta Delgada.

Em 1992 dá-se a abertura de uma frutaria para venda ao público na Rua Machado dos Santos, mesmo no centro de Ponta Delgada. Esta loja é exemplo daquilo que deve ser o moderno comércio tradicional, pois houve uma preocupação estética a vários níveis, nomeadamente no mobiliário desenhado e construído especialmente para o espaço, uma disposição estudada e complementada com imagens de alta qualidade com alguns produtos à venda, uma iluminação adequada e ainda uma higiene irrepreensível para que o ato de compra seja um momento de prazer. Prazer este suportado também por uma excelente relação qualidade-preço, que fazem destas unidades de venda a retalho um exemplo de sucesso e um orgulho para a Frutaria São Miguel.

Dois anos mais tarde com a necessidade de armazenar frutas e vegetais importados diretamente do continente, destinados a vendas a grosso, a empresa aluga um armazém na zona comercial dos Valados, com cerca de 500 m2, adquirindo este espaço mais tarde, sendo até hoje sede empresarial da Frutaria São Miguel.

No ano de 1995, outro passo importante foi dado, a Frutaria São Miguel constituiu a sociedade familiar sob gerência do sócio fundador Humberto Amaral.

Desde então a Frutaria S. Miguel – Martins, Amaral & C.ª, Lda., evolui gradualmente, tendo ainda o seu posto de venda a retalho no centro da cidade e os seus armazéns na Zona Comercial dos Valados para o comércio por grosso e importação – exportação com Portugal Continental e restantes ilhas. 2008 – A Frutaria S. Miguel tem o orgulho de fazer parte do top das 10 Melhores Empresas, ficando em sétimo lugar; em 2009 sobe 4 posições, ficando na 3ª posição; em 2010 fica novamente posicionada na lista das 10 Melhores Empresas dos Açores, ficando em 4º Lugar. No entanto sobe 651 lugares no ranking das 7500 Principais Empresas de Portugal! (Ranking: 3848); em 2011 retoma a 3ª posição entre as melhores Empresas dos Açores. Desde então a Frutaria S. Miguel – Martins, Amaral & C.ª, Lda. evoluiu gradualmente, tendo ainda o seu posto de venda a retalho no centro da cidade e os seus armazéns na Zona Comercial dos Valados para o comércio por grosso e importação – exportação com Portugal Continental e restantes ilhas.

A partir de 2008, a Frutaria São Miguel começa a receber prémios, fazendo parte do top 10 das Melhores Empresas dos Açores, ficando num honroso sétimo lugar. Em 2009 sobe 4 posições, ficando com o bronze da 3ª posição e em 2010 fica novamente posicionada na lista das 10 Melhores Empresas dos Açores, ficando em 4º Lugar. No entanto, sobe 651 lugares no ranking das 7.500 Principais Empresas de Portugal (Ranking: 3848). Em 2011 retoma a 3ª posição entre as Melhores Empresas dos Açores. De 2002 a 2012 recebeu ainda a classificação de PME de excelência.

Em 2013 a Frutaria São Miguel festejou os seus 25 anos, celebrando todo o trabalho árduo, as suas relações comerciais e pessoais, os êxitos comerciais e perspetivando anos futuros também marcados por muito trabalho, pessoas e fruta… Sempre junto dos seus como no início… Como uma família!

Neste momento funciona apenas como grossistas/ armazenistas na Zona Comercial dos Valados, Relva